Voltar para Blog

Assédio Moral: como identificar e agir perante determinadas condutas no ambiente de trabalho

O assédio moral no ambiente de trabalho é uma forma grave de abuso psicológico que afeta a saúde e o bem-estar dos funcionários e consequentemente interfere, também, na produtividade. A conduta pode se caracterizar por comportamentos sistemáticos e repetitivos destinados a humilhar, desestabilizar ou isolar um empregado, prejudicando seu desempenho e saúde mental. As manifestações podem incluir críticas constantes, exclusão social, desvalorização do trabalho, tarefas abusivas, tratamento desarrazoado e direcionado de forma pessoal.

As consequências do assédio moral são profundas, afetando a saúde mental e física das vítimas, podendo desencadear gatilhos de ansiedade, depressão, e distúrbios físicos como dores de cabeça e problemas gastrointestinais. Além disso, pode comprometer a produtividade e a moral da equipe, afetando negativamente o ambiente de trabalho e gerando custos legais e reputacionais para a empresa.

Sob a ótica do empregado o mesmo pode requerer além de indenização reparadora, ou mesmo eventual tratamento médico ou psíquico decorrente, o encerramento do contrato de trabalho através de eventual rescisão indireta judicialmente (como se a empresa estivesse desligando o empregado, sem prejuízo dos direitos rescisórios ao mesmo).

Para combater o assédio moral, as organizações devem zelar pelo ambiente de trabalho de forma saudável, implementando políticas claras e promovendo meios para que o ambiente de trabalho seja produtivo sem ser nocivo para seus colaborares. Isso envolve a fixação de condutas claras de educação e urbanidade entre gestores e colaboradores, sem que o objetivo empresarial suplante valores morais e éticos, até mesmo com a criação de códigos de condutas contra assédios, treinamentos regulares sobre o tema, e a oferta de um canal confidencial para denúncias. É fundamental que a empresa tome ações rápidas e eficazes para resolver os casos denunciados, oferecendo apoio psicológico às vítimas e assegurando que o ambiente de trabalho seja respeitoso e seguro para todos, sempre respeitando a ampla defesa e contraditório na apuração de fatos levados ao seu conhecimento.

Prevenir e enfrentar o assédio moral é crucial não apenas para salvaguardar a saúde dos funcionários, mas também para a busca da eficiência e a reputação da organização junto à sociedade.

Confie na PDSC para acionar a Justiça caso esteja passando por alguma situação de assédio, acione pelo botão do Whatsapp ao lado.

Voltar para Blog
Atendimento no WhatsApp